quarta-feira, 11 de abril de 2012

ESCÂNDALO – 35 políticos do Maranhão envolvidos na farra do SUS


Redacao 01 de June de 2011
Destaques, Maranhão, Política

Do 4º PODER

Em São Luís

Desvio e má aplicação de recursos do Governo Federal, fraudes em licitação, despesas não comprovadas e contratos irregulares colocaram o Maranhão entre os estados mais pobres e corruptos do Brasil. No Sistema Único de Saúde (SUS), que deveria assegurar o pleno atendimento médico-hospitalar à população, os desvios somam R$ 75,4 milhões.

O SUS transformou-se no tesouro mais nobre e vulnerável do orçamento público brasileiro. Os recursos bilionários são desviados através de hospitais, clínicas credenciadas e unidades de saúde.

Dados apurados pela equipe de reportagem do Portal O Quarto Poder, junto ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES, mostram que pelo menos 35 políticos do Maranhão (27 prefeitos, 5 deputados e 3 vereadores) estariam recebendo repasse do SUS de maneira ilegal.

Cabe à Justiça Federal processar e julgar os acusados de crimes relacionados a verbas do Sistema Único de Saúde (SUS), já que o uso desses recursos é fiscalizado por órgão federal.

EM 05 LUGARES AO MESMO TEMPO

O ginecologista Gildasio Chaves Ribeiro, que foi prefeito de Fortaleza dos Nogueiras e conseguiu eleger a mulher Adriana Luriko Kamada Ribeiro(PV), prefeita de Amarante do Maranhão, só cumpriria a carga horária se fosse onipresente. Ele tem 05 vínculos, dos quais 03 seriam com o SUS em cidades de Imperatriz e Fortaleza dos Nougueiras. Assim, sua carga de trabalho semanal chegaria a 78 horas diárias, sete dias por semana.

Gildasio não é o único a receber de maneira suspeita pelo Sistema Nacional de Estabelecimento de Saúde. Na mesma situação está o prefeito Edmar Alves de Oliveira (PDT), de Riachão. Ele aparece ‘prestando serviço’ em 04 estabelecimentos de saúde, sendo que um deles fica na cidade de Balsas.

PREFEITO-MÉDICO QUE TRABALHA EM MATINHA E SÃO LUÍS

A 242 km de São Luís, no município de Matinha, o prefeito Emanoel Rodrigues Travassos (PV), formado em medicina, com especialização em Cirurgia Geral, deveria atender 20 horas por semana, no hospital Santa Casa, do Governo do Estado, mas faz um bom tempo que o médico não dá expediente no local. Para o Governo Federal, ele também atende 20 horas por semana, no Hospital da Mulher, em São Luís, como cirurgião, além de 40 horas semanais, no hospital Tarquínio Lopes Filho.

Os três cadastros no SUS foram atualizados no dia 18 de maio deste ano. Enquanto isso, os recursos continuam sendo enviados. Tentamos fazer contato por telefone com o médico-prefeito, mas não conseguimos localizá-lo.

VEREADOR DO PC DO B PRECISA SE DIVIDIR EM DOIS

O caso mais intrigante está acontecendo na Câmara de São Luís. O vereador Fernando Lima (PCdoB), teria que estar na Santa Casa, no Hospital Universitário e na Clínica Procardio ao mesmo tempo, para cumprir a carga horária de 26 horas semanais, nos três estabelecimentos de saúde.

Ele não está sozinho nessa ilegalidade, além do comunista, dois colegas de Parlamento Ludovicence estariam, também, recebendo verba ilegalmente do SUS. É o caso do vereador Sebastião Albuquerque (DEM), que precisa de 34 horas por semana para poder cumprir a carga horária na Santa Casa. Além de Fernando Lima e Sebastião Albuquerque, o vereador Gutemberg Araujo, que se licenciou do cargo para assumir a Secretaria de Saúde, também aparece no cadastro irregularmente. Entretanto, Gutemberg, em nota encaminhada a nossa redação, informou que já foram encaminhados expedientes ao Hospital Universitário e ao Hospital Carlos Macieira para que o seu nome seja retirado do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (DATASUS) do Ministério da Saúde.

HOSPITAL DE ICATÚ COM MÉDICO FANTASMA

Quem precisa de atendimento no povoado Jussatuba, em Icatu, tem que recorrer a Unidade Básica de Saúde de Jussatuba PSFSB. Mas, na maioria dos casos os pacientes recebem passagens de vereadores da região para usarem o ônibus da empresa Cisne Branco, para tentarem conseguir atendimento em São Luís. Os motivos: falta de médicos para atender a população. A reportagem realizou uma busca junto ao banco de dados do Datasus e constatou que a Unidade de Saúde funciona com 17 profissionais, destes, apenas 02 são médicos.

O QUARTO PODER foi até o povoado Jussatuba para conversar com os médicos, mas para nossa surpresa, um morador que pediu para não ter a identidade revelada, afirmou que se tratava de mais um caso de “médico-fanstama”. No local fomos informados que os médicos já não trabalhavam mais no Unidade de Saúde.

MENTIRA NOS CADASTROS DE NORTE A SUL DO ESTADO

O levantamento de O Quarto Poder encontrou números fictícios em todo parte do Estado. Números falsos, Leitos de UTI invisíveis, profissionais cadastrados com especialidades em que não tem nenhum conhecimento. Essa é a estratégia usada por alguns agentes públicos para receberem todo recurso que vem do Ministério da Saúde.

Na Raposa, a última atualização junto ao Ministério foi no dia 22 de maio deste ano. Existem mais de 100 médicos que atendem no município, tudo ilusão.

Um dos médicos que geralmente fica no plantão possui outros seis vínculos empregatícios e deveria cumprir uma carga horária de 120 horas por semana, segundo os dados do SUS. Além do Centro Integrado Medico e Odontológico de Raposa (Cimor), ele possui vínculos com a Prefeitura de Bacabeira; com a Prefeitura de Barreirinhas; Unidade Básica de Saúde Santo Antonio, ligada à Prefeitura de Bequimão e Multiclinicas Assistência Medica Cirúrgica e Hospitalar LTDA. A mesma situação se repete com outros profissionais.

PREFEITOS NA FARRA DO SUS:

1. Emanoel Rodrigues Travassos (PV) Matinha

2. Raimundo Soares do Nascimento (DEM) Alcântara

3. Nilton da Silva Lima Filho (PV) Anajatuba

4. Raimundo Nonato Lisboa (PDT) Bacabal

5. Liorne Branco de Almeida Junior (PMDB) Alto Alegre do Maranhão

6. Gildasio Chaves Ribeiro (PDT) Amarante do Maranhão

7. João Menezes de Souza (PDT) Arame

8. Washington Luís de Oliveira (PSB) Bacuri

9. Antônio Roque Portela de Araújo (PSB) Bom Jardim

10. Francisco Pereira Lima(PDT) Davinópolis

11. José Arnaldo Brito Magalhães(PDT) Fortaleza dos Nogueiras

12. Raimundo Nonato Leal(PDT) Governador Archer

13. Francisco Emiliano Ribeiro de Menezes (PDT) João Lisboa

14. Haroldo Euvaldo Brito Leda (DEM) Lago do Junco

15. Jorge Eduardo Gonçalves de Melo (PT) Lagoa Grande do Maranhão

16. Joacy de Andrade Barros(PPS) Mirador

17. Valdivino Rocha Silva (PTC) Montes Alto

18. Tancledo Lima Araújo(PV) Paulo Ramos

19. Lenoilson Passos da Silva(PV) Pedreiras

20. Maria José Gama Alhadef (PP)Penalva

21. Edmar Alves de Oliveira(PDT) Riachão

22. Helena Maria Lobato Pavão(PTB) Santa Helena

23. Hilton Gonçalo de Sousa(PDT) Santa Rita

24. Raimundo Roberth Bingel Martins(DEM) Santa Inês

25. João Sebastião Silva de Almeida(PDT) Santana do Maranhão

26. Luiz Alfredo Malheiros Simões(PMDB) Santo Amaro do Maranhão

27. José Creomar de Mesquita Costa(PR) São Benedito do Rio Preto

DEPUTADOS NA ILEGALIDADE DO SUS

Magno Barcelar (Medico Clinico Geral)

Valeria Macedo (Enfermeira)

Maria Vianey Bringel (Médica)

Antonio Pereira Filho (Médico)

Dr. Pádua (Oftalmologista)

VEREADORES DE SÃO LUÍS NA LISTA NEGRA

Fernando Lima (Cardiologista)

Sebastião Albuquerque (Cirurgião)

Gutemberg (Licenciado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Seu Comentário é importânte para tornarmos este blogger de Utilidade Pública para o Maranhão"