segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

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domingo, 17 de dezembro de 2017

10 reais por dia que ganha mais da metade dos Maranhenses, aponta IBGE


Renda per capita no Maranhão não passa de R$ 10 reais, aponta IBGE

Dados da Síntese de Indicadores Sociais do IBGE, apontam que cinco entre dez pessoas estão abaixo da linha da pobreza.

Por G1 MA
 
Estudo aponta que renda per capita no Maranhão não passa de R$ 10 reais
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Maranhão aparece como o pior estado com indicadores socioeconômicos de todo o Brasil, segundo a Síntese de Indicadores Sociais de 2017 divulgado esta semana. No estado, cinco entre dez pessoas estão abaixo da linha da pobreza.
Os indicadores mostram que no estado está a maior proporção de pessoas com rendimento domiciliar per capita baixa, ou seja, por pessoa. A renda da maioria dos maranhenses não passa de R$ 10 reais por dia, o que corresponde a 52% da população. Ainda segundo o IBGE, de cada três jovens entre 16 e 29 anos, um deles não estuda nem trabalha. O número representa 549 mil maranhenses na ociosidade. Do total de jovens que não estuda e nem trabalha e não está à procura de emprego chega a 403 mil pessoas.
Renda da maioria dos maranhenses não passa de R$ 10 reais por dia. (Foto: Reprodução/TV Mirante)Renda da maioria dos maranhenses não passa de R$ 10 reais por dia. (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Renda da maioria dos maranhenses não passa de R$ 10 reais por dia. (Foto: Reprodução/TV Mirante)
“A juventude maranhense e a brasileira como um todo ela merece um destino melhor. E o destino passa necessariamente por um estado de bem estar social e que esteja envolvido educação, moradia e trabalho. Cerca de 30% dessa população de 16 a 29 anos em São Luís, por exemplo, está desempregada, uma taxa altíssima e o dobro da média nacional. Eu acho que a grande colaboração que o IBGE traz para a sociedade brasileira é mostrar esses números e mesmo que eles não sejam positivos, mas eles servem como sinal de que alguma coisa precisa ser feita”, explicou José Reinaldo Barros, analista do IBGE.
Segundo especialistas, a falta de esperança dos jovens por conta cenário político no país e de políticas públicas para a inclusão na educação superior e do mercado de trabalho dessa parcela da população colaboram com a negatividade dos números.
“Em relação ao jovem é preciso criar mais políticas de educação. As escolas estão sendo melhoradas, mas é preciso aparelhar esses locais com recursos que possam animar, estimular o jovem a permanecer nas escolas. Então eu vejo que há saídas e há canais, mas é preciso de fato construir equipes que possam de fato construir essa perspectiva”, Maria Meiry Ferreira, doutora em sociologia.

Café e seus Efeitos

Quais os efeitos da cafeína no organismo?

Quais os efeitos da cafeína no organismo?
Os efeitos da cafeína dentro do nosso organismo já são hoje melhor compreendidos pela ciência. Os benefícios ou prejuízos vão depender de um detalhe: a dose. Dependo da quantidade pode ser um santo remédio, ou então um veneno.
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A cafeína é um composto químico classificada como alcaloide; é uma substância principalmente extraída das plantas e pertence ao grupo das xantinas.
A cafeína pode ser classificada como sendo uma substância lipossolúvel, que tem como característica ser de rápida absorção pelo trato gastrointestinal, com 100% de biodisponibilidade para o organismo.

Benefícios da Cafeína

  • Melhora o cansaço físico
  • Melhora concentração e estado de alerta
  • Diminui a fadiga mental
  • Pode funcionar como um leve antidepressivo
  • Melhora o desempenho nas atividades físicas
  • Possui efeito termogênico, ou seja, acelera o metabolismo (transforma a gordura em fonte de energia)
  • Melhora o humor
  • Atua no controle do peso
  • Pode ajudar no tratamento de diabetes
A cafeína também pode ser especialmente benéfica para pele e cabelos; confira o post Benefícios da Cafeína para a Beleza.
Quais os efeitos da cafeína no organismo?

Como a cafeína age no corpo?

Após ser absorvida e metabolizada no fígado, a substância percorre todo o corpo e atua sobre todos os sistemas do organismo por um período de tempo que varia entre 4 e 6 horas. Ligando-se às células nervosas, ela age sobre o sistema nervoso central, estimulando a concentração, melhorando o humor e diminuindo a sensação de fadiga após a atividade física e mental.
Ao estimular o sistema nervoso, faz algumas funções do organismo, como o metabolismo basal, por exemplo, ficarem aceleradas. Essa aceleração aumenta a produção de suco gástrico e facilita a digestão. Também faz as glândulas suprarrenais produzirem mais adrenalina que, quando despejada na corrente sanguínea, deixa o corpo todo em estado de alerta.
Com essa ação sobre o sistema nervoso central, a cafeína inibe e bloqueia os efeitos da adenosina. Desta maneira, a força dos músculos esqueléticos é acentuada, há melhora do estado de alerta e diminuição da sensação de fadiga. É uma substância de alto potencial ergogênico, que aumenta consideravelmente o potencial para a prática esportiva ou física.
Com a cafeína, aumenta também a concentração de beta-endorfinas. Com isso, pode diminuir a sensação de dor. Isso faz com que exercícios mais intensos e extenuantes possam ser feitos por mais tempo.

Quanto consumir de cafeína por dia?

A sugestão de estudos é que não devemos ingerir mais de 300 mg por dia (alguns estudos sugerem no máximo 200 mg/dia). Por exemplo: de 2 a 3 xícaras de café, ou 5 a 6 latas de refrigerantes cafeinados.
Em excesso, a cafeína pode causar agitação, irritabilidade, ansiedadedor de cabeçainsôniae problemas gastrointestinais. Também causa a contração das veias e artérias o que dificulta a circulação sanguínea e acelera os batimentos cardíacos.
Existem casos de intoxicação, que pode causar: vômito, diarreia, letargia – diminuição da atividade das funções intelectuais, acompanhada de uma sensação de desorientação. Nos casos mais extremos, a agência adverte que a overdose pode provocar a morte.

Onde encontramos a cafeína?

A cafeína é encontrada em certas plantas e utilizada para o consumo em bebidas, na forma de infusão e como estimulante. É extremamente solúvel em água quente, não tem cheiro e apresenta sabor amargo. Encontramos a cafeína no café, chá preto, chá mate, chá verde, bebidas a base de cola, guaraná, cacau e chocolate.

Suplementação de Cafeína

Quais os efeitos da cafeína no organismo?
Quando o assunto é suplemento alimentar, o uso da cafeína foi liberada pela Anvisa em 2010. Como curiosidade, ela era proibida pelos comitês de anti-dopping no mundo todo, mas isto foi revisto e hoje ela possui dosagens permitidas para praticamente todos os esportes. Ou seja: quem pratica esportes profissionalmente pode beber café, porém em pouca quantidade.
A cafeína é um dos principais componentes dos termogênicos, que prometem dar mais pique na hora de treinar além de acelerar o emagrecimento. Também é vendida de forma concentrada em cápsulas. A suplementação só é indicada em casos específicos, é preciso consultar um médico para avaliar seu caso.

Quem deve evitar o uso da cafeína?

Pessoas que tem sensibilidade a dor de cabeça, que são estressadas e irritadas, que tem gastrite, arritmias cardíacas, hipertensão arterial e problemas com insônia, devem evitar o uso da substância. Também é restrita a idosos, crianças, gestantes e mães que estão amamentando.

Cafeína e Analgésicos

Quais os efeitos da cafeína no organismo?
Você já se perguntou por que os medicamentos analgésicos colocam cafeína na composição? A substância é classificada como uma xantina natural, e age inibindo a ação de uma enzima chamada fosfodiesterase, envolvida no processo doloroso. Assim, é necessário um estímulo maior para que a pessoa sinta dor.
Os efeitos analgésicos da cafeína são ainda mais intensos quando se trata de dor de cabeça. Isso porque, além da ação sobre a fosfodiesterase, a substância tem também um efeito vasoconstritor. E, no geral, as cefaleias estão associadas à dilatação dos vasos que ficam ao redor do cérebro. A substância ajuda a tratar a cefaleia associada à tensão, com resultados ainda melhores se for tomada com ibuprofeno. Para que seus efeitos sejam potencializados, é melhor adicioná-la à fórmula do medicamento, em vez de consumí-la como bebida.