domingo, 29 de março de 2020

CORONAVÍRUS VIVE ATÉ 7 DIAS EM TEMPERATURA AMBIENTE, MOSTRA ESTUDO



Yahoo! Notícias

Imagem: Yahoo! Notícias


SEM TEMPO, IRMÃO

  • Pesquisadores da Universidade de Hong Kong testaram a estabilidade do vírus em diferentes condições
  • Conforme a temperatura sobe, a quantidade do coronavírus cai, assim como seu grau de atividade
  • Se a 4ºC pode sobreviver por 14 dias, a 70ºC o SARS-CoV-2 não passa de 5 minutos
  • Em papel, ele não é mais detectado depois de 3 horas, mas fica ativo por 7 dias em máscaras
Cientistas da Universidade de Hong Kong descobriram que o novo coronavírus tem uma alta sobrevida, de até 14 dias, quando submetido a baixas temperaturas, mas não consegue sobreviver se a coisa esquentar muito. Eles também concluíram em qual superfície o SARS-CoV-2, nome oficial do vírus, se mantém ativo por mais tempo. Se você está preocupado, é melhor desinfetar já máscaras cirúrgicas e utensílios de aço inoxidável.Como o coronavírus, causador da doença covid-19, está se espalhando de forma rápida, os pesquisadores chineses quiseram mensurar qual o grau de estabilidade do vírus em diferentes condições. Isso pode ajudar a determinar o nível de contaminação indireta, ou seja, por meio do contato com objetos infectados. Primeiro os pesquisadores da faculdade de Medicina da Escola de Saúde Pública da universidade testaram como o vírus se comporta em diferentes temperaturas. Descobriram que quanto mais quente fica o ambiente em que o vírus está, menores são suas chances de continuar ativo.
Submetido a 4ºC, o coronavírus ainda era detectado após um período de 14 dias. À temperatura ambiente, de 22ºC, a quantidade de vírus caiu, mas ainda assim era possível encontrá-lo após sete dias. Em um lugar a 37ºC, conseguiu perdurar por apenas um dia. Já à 56ºC, não passou de 30 minutos, enquanto à 70ºC, padeceu em 5 minutos.
Os chineses também testaram o tipo de superfície mais propício para o vírus. Em lenços de papel ou em papel para impressão, ele permanece facilmente por 30 minutos, mas já não é encontrado após 3 horas.
O SARS-CoV-2 não sobrevive em roupas por dois dias. Em utensílios de aço inoxidável, o coronavírus consegue se manter ativo por quatro dias, mas dificilmente chega a sete dias. Já máscaras cirúrgicas são abrigo para os vírus por ao menos sete dias. A resistência do coronavírus também foi posta à prova depois de entrar em contato com água e sabão, etanol 70%, alvejante, os antissépticos iodopovidona, cloroxilenol e gluconato de clorexidina, e o desinfetante Cloreto de benzalcônio. Após cinco minutos de exposição, apenas o vírus submetido à água e sabão podia ser detectado. Sua sobrevida, no entanto, não chegou a 15 minutos.
É bom notar que o objetivo dos cientistas não era encontrar explicações para o grau de atividade do vírus nessas diferentes situações, apenas constatar como ele se comportava. Para detectar a presença do SARS-CoV-2, os pesquisadores usaram o teste PCR real time, o mesmo que laboratórios brasileiros estão empregando para identificar se um doente está ou não com covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Seu Comentário é importânte para tornarmos este blogger de Utilidade Pública para o Maranhão"