Fetaema Flávio
Futuro governo de Flávio Dino investirá em agricultura familiar
Está em tramitação na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema),  PEC – Projeto de Emenda à Constituição do Estado Maranhão, estabelecendo a criação do Fundo Especial de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (FUNEDAF) no Maranhão. O Fundo pretende garantir recursos financeiros para o apoio às atividades de agricultura familiar no Estado.
 O governador eleito, Flávio Dino se comprometeu, ainda durante a campanha eleitoral, a criar uma secretaria exclusiva para tratar do desenvolvimento da Agricultura familiar no Maranhão, um dos gargalos atuais para o crescimento econômico do Estado.  Com a criação do fundo, os investimentos na área serão garantidos.
A PEC  em tramitação na Alema, prevê que 0,10% da receita corrente liquida do Estado seja investido diretamente nas comunidades rurais e de financiamento aos produtores rurais enquadrados nessa categoria.
Segundo o  deputado Zé Carlos (PT), autor da preposição, “A questão mais importante é que a maior parte dos alimentos consumidos hoje no estado é produzido pela agricultura familiar. Essas famílias enfrentam todo tipo de dificuldade quando ocorre algum problema climático ou de mercado, não têm nenhuma segurança para dar continuidade à sua produção”, disse.
 Ainda segundo o parlamentar, a proposta trabalha com a perspectiva de que a garantia de renda no campo também terá influência sobre as populações urbanas. Além da manutenção de um nível constante de produção de alimentos, a expectativa é de que a medida reduza o êxodo rural e amplie a quantia de recursos que circula vinculada à agricultura familiar.
Com informações da Ascom da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão