sábado, 19 de dezembro de 2015

Com Barbosa na Fazenda, política econômica mudará

Com Barbosa na Fazenda, 

política econômica mudará


          A entrada de Nelson Barbosa no Ministério da Fazenda significa que haverá mudanças na política econômica. Barbosa tem a cabeça econômica parecida com a da presidente Dilma Rousseff.
O ajuste fiscal mais duro defendido por Joaquim Levy será suavizado. Haverá mais liberação de crédito para empresas, prefeituras e municípios e menos esforço para manter a dívida pública sob controle. Essa receita deu errado no primeiro mandato.
          Barbosa terá dificuldade para dar uma guinada à esquerda na economia. Não há espaço no orçamento, o mercado desconfia dele, e a receita do governo deverá continuar em queda por causa da recessão. Ou seja, terá um desafio enorme.
            O novo ministro precisará surpreender os críticos e recuperar a confiança na economia.

         Por ora, a tese de impeachment perdeu força, sim. A presidente Dilma teve uma vitória e a oposição e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, sofreram uma derrota nesta semana no Supremo Tribunal Federal.
          Como haverá recesso do Congresso, essa guerra voltará ser travada para valer somente a partir de fevereiro. Será importante a influência da economia.
Se as expectativas melhorarem com Nelson Barbosa, isso vai ajudar Dilma. Se piorarem, será gasolina na fogueira do impeachment. A tese perdeu força, mas não está enterrada.

Fonte:  POR KENNEDY ALENCAR, SÃO PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Seu Comentário é importânte para tornarmos este blogger de Utilidade Pública para o Maranhão"