Pesquisa Escutec/O Estado
revela cenário inalterado a dois dias do horário eleitoral
dom, 19/08/12 por blog-do-decio
categoria Sem categoria
O Estado do Maranhão
Encerrada a primeira fase da campanha eleitoral, a terceira pesquisa Escutec/O Estado de intenções de votos para prefeito de São Luís – última antes do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, que começará terça-feira, dia 21 – revela cenário praticamente inalterado em relação ao levantamento do fim do mês de julho.
Todos os candidatos, exceto o ex-prefeito Tadeu Palácio (PP), candidato da coligação “Construindo uma Nova História”, que caiu, oscilaram dentro da margem de erro, de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo o Escutec, se as eleições fossem hoje na capital maranhense, o prefeito João Castelo (PSDB), candidato na reeleição pela coligação “Pra Fazer Muito Mais”, estaria em primeiro lugar, com 32,6% – ele tinha 33,5% em julho.
O deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PTC), da coligação “Muda São Luís”, trocou recentemente algumas peças do comando da campanha e já está na segunda colocação. Ele oscilou positivamente dentro da margem de erro e agora aparece com 21,6% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, ele tinha 19,8%.
Queda – O ex-prefeito Tadeu Palácio perdeu 3,5 pontos percentuais em relação à última consulta e agora tem 16,6%. O candidato pepista é quem registra a maior queda desde que as pesquisas Escutec/O Estado começaram a ser divulgadas. No primeiro levantamento, ele aparecia com 25,3%, tecnicamente empatado com Castelo. Depois, caiu para 20,1%, mantendo a segunda colocação, então tecnicamente empatado com Holanda Júnior. Agora, já foi ultrapassado por ele.
O processo que enfrenta na Justiça Eleitoral desde que registrou a candidatura pode ser o fator preponderante para essa queda de rendimento. Palácio teve a candidatura impugnada pelo candidato a vereador Genival Alves (PRTB). Ela foi deferida pelo juiz José Américo Abreu Costa, da 1ª Zona Eleitoral, mas Alves recorreu ao TRE, que também confirmou a candidatura.
Semana passada, o candidato a vereador garantiu que recorrerá novamente, desta vez ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). À reportagem de O Estado, Tadeu Palácio disse que, apesar de ter confiança da vitória na Justiça, sabe que esse tipo de ação acaba por causar dúvida no eleitor.
Crescimento – O candidato da coligação “Juntos Por São Luís”, o vice-governador Washington Luiz (PT), mantém a tendência de crescimento. Na consulta do início de julho ele tinha 3,4%, depois, no fim do mês, aparecia com 5,4% e, na terceira pesquisa, já é citado por 6,1% dos entrevistados.
O petista é seguido de perto pela deputada estadual Eliziane Gama (PPS), com 5,3%. A popular socialista mostrou novo fôlego após grande queda entre a primeira e a segunda pesquisa. Ela tinha 8,8%, caiu para 3,9% e, agora, cresceu 1,4 ponto percentual.
Em sexto lugar vem Haroldo Saboia (PSOL), da coligação “São Luís: o Caminho é pela Esquerda”, com 1,9%; tecnicamente empatado com Marcos Silva (PSTU), que tem 1,4%. O candidato Ednaldo Neves (PRTB) não foi citado por nenhum dos entrevistados pelo instituto Escutec.
A terceira pesquisa Escutec/O Estado foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) dia 13 de agosto, sob o protocolo MA-087/2012. O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 17 de agosto, com 800 entrevistados. A margem de erro da consulta é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Seu Comentário é importânte para tornarmos este blogger de Utilidade Pública para o Maranhão"