6 Clientes que devem ser evitados
O 6º é o mais difícil
Publicado por Thaiza Vitória Coaching & Consulting -
Por
indicação de grande amigo e admirado advogado, compartilho um artigo
que achei fantástico e que se aplica perfeitamente a realidade juridica.
Parabéns Luciano Larrosa pelo artigo e Dr. Thiago Araujo pela
indicação.
Uma das formas de evitar problemas com clientes é
sendo rigoroso nos projetos que você trabalha. Um dos erros mais comuns
de quem está começando a carreira de freela, é pensar que todos os
clientes são realmente bons clientes. Infelizmente, alguns acabam dando
mais trabalho do que o dinheiro do projeto poderia pagar, o que faz com
que o freela fique no prejuízo.
Uma das formas de você evitar
esse tipo de problemas, é sabendo identificar as características dos
clientes mais problemáticos. Ao longo deste artigo, vou alertar você
para alguns dos traços mais comuns entre esses clientes e ainda vou
compartilhar estratégias de como você deve proceder. Vamos lá!
1. O QUE FOGE DE PAGAMENTOS INICIAIS
Um
dos primeiros sinais de um cliente problemático está relacionado com
pagamentos. Uma das premissas que eu tenho no meu negócio é de cobrar,
pelo menos, 50% do valor do projeto logo ao início. Se possível, tento
logo os 100%, mas sei que isso muitas vezes é difícil para o cliente,
principalmente em projetos de valor mais elevado. Esta premissa faz com
que eu rejeite, logo à partida, clientes que não pagam pelo menos 50% do
valor adiantado.
“Mas dessa forma você não perde clientes Luciano?”
Sim,
eu perco muitos clientes. Porém, ter muitos clientes não deve ser o
objetivo final do freela. O objetivo final deve ser uma boa quantidade
de clientes que você possa confiar. Clientes que não atrasem pagamentos e
que se foquem na conclusão do projeto.
E pela experiência que eu
tenho, clientes que não querem investir logo ao início em você, mais
tarde ou mais cedo vão gerar problemas relacionados com pagamentos (ou
seja, você vai ficar sem receber).
Como proceder: Diga
logo ao seu cliente que só trabalha com 100% do valor adiantado. Se ele
reclamar, diga que você pode “descer” para os 50% adiantados, no
máximo. Explique que anteriormente já teve problemas com clientes que
pagavam depois e que prefere fazer dessa forma. Se ele não respeitar, é
porque ele não é um bom cliente para você.
2. O QUE ESTÁ SEMPRE DANDO A OPINIÃO
Considero
que o bom relacionamento entre o freelancer e o cliente é um dos
segredos para projetos de longo prazo. E para que esse relacionamento
seja saudável, é necessário que o cliente opine e troque algumas ideias
que o freela. Contudo, existe uma grande diferença entre “dar algumas
opiniões” e querer ficar o tempo todo modificando o seu projeto…
Se
está trabalhando com um cliente que tem esse hábito, fuja dele. Esse
tipo de clientes deixam o seu projeto com menos qualidade, o que acaba
deixando você frustrado e com menos tempo para se dedicar aos clientes
que realmente interessam!
Como proceder: Faça um
teste de um mês com esse cliente. Se ele continuar sendo extremamente
intromissivo no seu trabalho, a melhor opção é dispensá-lo. Mais uma
vez, siga a lógica que expliquei neste artigo: dispense os maus clientes
para que você possa encontrar bons clientes.
3. O QUE NÃO TEM HORA
Você
sabe aquele cliente que liga para você no domingo ou durante a semana
logo às 7 da manhã? Pois é, esse é outro tipo de cliente que deve
evitar. Com estas atitudes, este tipo de clientes dão um claro sinal que
eles não respeitam o seu trabalho: eles só estão focados no resultado. E
como eu expliquei, um relacionamento duradouro obriga a um respeito
mútuo de ambas as partes.
Como proceder: Você
aqui tem dois caminhos. O primeiro é evitar que esse tipo de situações
aconteçam através da assinatura de um contrato com o cliente. No
contrato, forneça o seu horário de trabalho e deixei bem claro que ele
só pode ligar dentro desse período de tempo. Se você não deixou isso
definido, a segunda possibilidade é avisar o cliente que só vai atender o
celular dentro do seu horário de trabalho.
4. O QUE SE ESQUECE DE TUDO
Você
marcou uma reunião e ele não apareceu? Você enviou um email e ele
esqueceu de responder? Esse é o cliente esquecido. Os seus constantes
esquecimentos atrasam projetos, não respeitam o seu tempo e contribuem
para um mau desenvolvimento do vosso trabalho.
Obviamente, todos
estamos sujeitos a esquecimentos. Porém, comece a preocupar-se se isso
for uma constante desse cliente. Preste muita atenção a essa pormenor,
pois ele pode ser um claro sinal de que a vossa parceria não tem futuro…
Como proceder: O
primeiro passo é, obviamente, avisar o cliente. Avisar que o projeto
está atrasando por causa dos esquecimentos dele, que você vai cobrar por
esse tempo perdido, etc. Se a situação persistir, ai talvez seja o
momento de desistir da parceria.
5. O QUE TEM SEMPRE PROBLEMAS
Sabe
aquele cliente que tem sempre um problema de última hora que impede de
pagar você ou que atrasa o projeto? Pois é, esses são outros clientes
que você deve evitar. São aqueles clientes que inventam sempre uma
desculpa de última hora para não fazerem algo..
“O meu carro estragou!”
“Eu transferi o dinheiro mas o banco cometeu um erro”
“Estive em reuniões o dia todo e me esqueci do seu email”
“Eu não recebi o seu email porque ele foi para o SPAM!”
E muitas outras desculpas semelhantes a esta..
Como proceder: Fuja
desse tipo de clientes o mais rápido possível! Eles são clientes
“enrolões” que no final só querem o seu trabalho de graça. Acredite:
enrolão uma vez, enrolão durante o projeto inteiro.
6. O SUPER AMIGO
Existem
alguns clientes que gostam de convidar o freelancer para jantar ou até
comentam jogos de futebol em telefonemas de trabalho. Desde que você
saiba diferenciar o relacionamento pessoal com o profissional, isso não
tem problema algum. Porém, tenha cuidado e confira se isso não é uma
tentativa do cliente fazer uma longa amizade com você e depois não pagar
pelos seus serviços…
Obviamente não existe qualquer problema em
você não cobrar pelo seus projetos. Isso é uma opção sua! No entanto,
deixe isso bem claro logo ao início: você está trabalhando de graça ou
pretende receber desse cliente?
Como proceder:Mesmo
que o seu cliente comece a fazer o papel de amigo, não facilite na
questão de pagamentos, prazos, etc. Mantenha-se firme às datas
combinadas com ele. Não deixe que esse nova amizade comprometa o
projeto.
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