domingo, 28 de abril de 2013

Balsas: Fórum aponta soluções para crescimento de produção agrícola

 
DialogosBalsas
Dezenas de lideranças políticas participaram do Diálogos pelo Maranhão
Promoção do desenvolvimento Sustentável foi o mote central das discussões do I Fórum Intermunicipal da Agricultura e Pecuária do Maranhão que reuniu mais de quarenta secretários e diversas lideranças políticas do estado. O encontro reuniu representantes da região Sul, que trocaram experiências sobre agricultura e desenvolvimento sustentável em debates que contaram com a participação do presidente da Embratur, Flávio Dino.
A reivindicação dos representantes é pelo crescimento da produção agrícola na região, levando em conta a produção, a logística e o abastecimento. Em perspectivas pautadas no desenvolvimento sustentável e na distribuição de riquezas, que atendam também ao pequeno produtor.
O problema das estradas vicinais foi apontada por diversas lideranças como um dos principais entraves para o desenvolvimento da região. “O vazio de assistência do governo do estado aqui é muito grande. A preocupação maior deles está centrada no escoamento da produção, em detrimento dos pequenos produtores que não recebem benefícios diretos”, criticou o prefeito de Balsas, Luís Rocha.
FDBalsas
Flávio Dino diz que Maranhão precisa ampliar produção e distribuir a riqueza
As ações voltadas ao desenvolvimento agrícola são essenciais na construção de um desenvolvimento sustentável. Para Flávio Dino, “aumentar a produção e a produtividade, garantir mais eficiência e assistência técnica, disponibilizar linhas de crédito, dar apoio à comercialização são condições infraestruturais básicas na construção de um desenvolvimento sustentável”.
Flávio Dino também lembrou que as aplicações de políticas públicas devem levar em conta as condições de distribuição equânime e justa da riqueza que é produzida pelo povo. “O grande desafio do Maranhão atravessa a questão social; o problema não é a produção de riquezas, mas sim a distribuição dessa riqueza para a maioria do povo”, reforçou.
O secretário do Sindicato dos Produtores Rurais de Balsas, Luiz Carlos Schwingel, denunciou os problemas vivenciados pelos produtores em função da falta de apoio das instâncias de poder. “O Sul do Maranhão está esquecido. O governo não garante assistência técnica para o pequeno produtor, a armazenagem é um problema crônico e a logística é ineficiente. Esse evento representa a busca de uma alternativa para sanar os problemas dessa região”.
O deputado Simplício Araújo apontou que o principal entrave para o desenvolvimento do estado é a falta de articulação entre os três poderes: municipal, estadual e federal. “O estado tem vastas terras agricultáveis, e um dos menores orçamentos nacionais aplicados em agricultura. É importante que haja uma pressão por parte dos prefeitos junto ao governo estadual no sentido de reverter essa situação e de valorizar a agricultura, principalmente os pequenos produtores rurais do estado do Maranhão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Seu Comentário é importânte para tornarmos este blogger de Utilidade Pública para o Maranhão"