Centro Histórico de São Luís terá de volta os antigos bondes
O projeto Bonde Turístico da Praia Grande vai levar de volta aos trilhos o último exemplar do bondinho elétrico que circulou no bairro da Praia Grande até 1966
SÃO LUÍS - Visitar
o Centro Histórico de São Luís vai se transformar numa espécie de
viagem no tempo. Além dos casarões seculares, uma das áreas mais
procuradas pelos turistas que chegam à cidade, vai ganhar um atrativo a
mais com a volta dos antigos bondes. O projeto está avaliado em R$
4.570.313,00. Para isso, o ministério do Turismo liberou, em dezembro do
ano passado, cerca de R$ 4,4 milhões, a partir de uma emenda
parlamentar, do ex-deputado federal e atual prefeito de São Luís,
Edivaldo Holanda Junior, de 2011. A contrapartida da prefeitura de São
Luis será de R$ 183.813,00
O
projeto Bonde Turístico da Praia Grande vai levar de volta aos trilhos o
último exemplar do bondinho elétrico que circulou no bairro da Praia
Grande até 1966.
Com a recuperação, o bondinho terá um trajeto inicial de 1.500 metros de extensão com paradas para visitação em pontos e monumentos históricos, o que deverá criar um novo circuito de lazer para os turistas e a comunidade. ”Ter de volta a circulação de um bonde pelas ruas e ladeiras do Centro Histórico de São Luís será, sem dúvida, um incentivo a mais para o turismo na parte antiga da cidade”, disse Gastão Vieira, ministro do Turismo.
Com a recuperação, o bondinho terá um trajeto inicial de 1.500 metros de extensão com paradas para visitação em pontos e monumentos históricos, o que deverá criar um novo circuito de lazer para os turistas e a comunidade. ”Ter de volta a circulação de um bonde pelas ruas e ladeiras do Centro Histórico de São Luís será, sem dúvida, um incentivo a mais para o turismo na parte antiga da cidade”, disse Gastão Vieira, ministro do Turismo.
De
acordo com o MTur, o bonde partirá da Estação da Praça, em frente ao
Convento das Mercês, passando pelo calçadão da Avenida Senador Vitorino
Freire de onde seguirá até a Estação do Pátio da Casa do Maranhão, num
trajeto de aproximadamente 650 metros.
De
lá, passará pela Rua Portugal, em frente ao conjunto de sobrados
coloniais azulejados, entrando na Rua da Estrela e seguindo para o Largo
do Comércio, onde ficam os prédios da Câmara Municipal, Escola de
Música e da Escola de Arquitetura. Depois o bonde retornará pela Rua do
Desterro e pela Rua Jacinto Maia, até o Largo das Mercês, fechando o
circuito em mais 850 metros.
Segundo
a secretaria Municipal de Turismo, o projeto para a revitalização do
bondinho está em processo de contratação da empresa para a realização do
Estudo de Viabilidade Técnica. Após a contratação e emissão dos
documentos necessários será a vez da licitação, que vai definir a
empresa que fará a obra. Não há informação sobre o início das obras, mas
segundo a Setur, a conclusão dos trabalhos esta prevista para agosto de
2014, com possibilidade de prorrogação do prazo, caso haja necessidade.
História
Para tentar melhorar a mobilidade em São Luís, os portugueses que viveram por aqui no século 19 resolveram investir nos bondes. O primeiro bondinho, com tração animal, circulou pelas ruas e ladeiras da capital em agosto de 1871. Mas o serviço acabou deixando a desejar, devido a falta de pontualidade e regularidade dos veículos.
Para tentar melhorar a mobilidade em São Luís, os portugueses que viveram por aqui no século 19 resolveram investir nos bondes. O primeiro bondinho, com tração animal, circulou pelas ruas e ladeiras da capital em agosto de 1871. Mas o serviço acabou deixando a desejar, devido a falta de pontualidade e regularidade dos veículos.
Apesar
das reclamações, em 1893, foi inaugurada a Estação do Anil. O bonde,
também de tração animal, ia até o Bairro do Anil, que na época abrigava
trabalhadores de quatro fábricas instaladas na região.
O
primeiro bonde elétrico foi instalado em São Luís em 1924, pela empresa
americana Ulen Company. O último bonde circulou pelas ruas da capital
maranhense em dezembro de 1966, percorrendo a área do bairro de São
Pantaleão.
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