Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - ANATER é aprovada na Comissão do Senado Federal
FENATA esteve presente na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, nesta terça, 29 de outubro, durante aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 81/2013 que cria a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), para executar políticas nesta área, visando aumentar a produtividade e melhorar a renda, prioritariamente, de agricultores familiares e de médios produtores rurais. A matéria agora segue para a última votação no Plenário do Senado, prevista para quarta, em regime de urgência.
Representantes dos técnicos agrícolas de oito Estados fizeram questão de ir à Brasília para acompanhar a votação. Para eles, a ANATER abre um campo de oportunidades aos 350 mil técnicos agrícolas em todo o país.
– Isso mostra a importância da Anater para o Brasil, principalmente para a agricultura familiar, que não têm essa assistência técnica, não têm a atenção do governo, não têm essa capacidade de aumentar a produtividade, não têm tecnologia no campo. A Anater vem fazer tudo isso – disse o o relator do projeto na comissão, senador Acir Gurgacz (PDT-RO).
Após a leitura do voto do relator, o senador Waldemir Moka (PMDB-MS) destacou a importância da aprovação do projeto para a agricultura familiar.
– A Embrapa é uma empresa que gera pesquisa, conhecimento, mas hoje esse conhecimento tem dificuldade de chegar até a ponta, que é o produtor. A Anater vai suprir essa deficiência. A extensão rural faz a grande diferença para a agricultura, não para o grande, que tem técnicos veterinários, agrônomos à disposição, mas, sobretudo para o pequeno agricultor familiar que terá essa assistência técnica de qualidade – disse Waldemir Moka.
Em entrevista ao Canal Rural o presidente da FENATA, Téc. Agr. Mário Limberger reiterou a importância da criação da ANATER para a categoria:
"Se para os técnicos o projeto é importante, imagina para os milhares de pequenos e médios agricultores familiares desse país, porque a proposta da ANATER era uma proposta reivindicada por toda a comunidade agropecuária do Brasil e a presidente Dilma se sensibilizou da importância de levar ao produtor a orientação técnica para aumentar a qualidade, aumentar a produtividade, aumentar a produção."
Leia a íntegra da notícia:
www.fenata.com.br
veja o video sobre a ANATER:
http://videos.ruralbr.com.br/canalrural/videonews/47863/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Seu Comentário é importânte para tornarmos este blogger de Utilidade Pública para o Maranhão"